A Conmebol Libertadores é palco de batalhas épicas e grandes craques que marcaram seu nome na história do futebol sul-americano.
Quando o assunto é gol, a competição tem um panteão de artilheiros que brilharam e se tornaram lendas, enchendo as redes adversárias com talento, raça e aquele toque de genialidade.
Se você é fã do esporte, já deve ter se perguntado: Quem são os maiores artilheiros de todos os tempos na Libertadores? Prepara o coração, porque nesta lista vamos relembrar os matadores que fizeram história na competição mais importante do continente.
São nomes que carregam uma aura única, deixando sua marca rodada após rodada. Vamos conferir quem dominou o cenário sul-americano com gols inesquecíveis!
Preciso te dizer algumas coisas que a gente levou em consideração!
Alguns nomes da lista (Pra não dizer vários) a gente tem empatado, ok? Por isso a gente vai falar de um desses nomes em especial, geralmente escolhemos o mais conhecido e iremos dar uma mencionada aos outros no fim do texto, beleza?
Não precisa chorar por causa disso, a gente fez isso pra ti não perder horas lendo sobre jogadores que você nunca nem viu.
Ranking dos 10 maiores artilheiros da história da Libertadores da América
9º Lugar | Para o atacante vencedor da Copa de 2002 com o Brasil | Luizão
Luizão, um dos atacantes mais eficientes do futebol brasileiro, ocupa o 9º lugar no ranking dos maiores artilheiros da história da Libertadores.
Com faro de gol afiado, ele sempre foi conhecido por seu posicionamento impecável dentro da área, finalizações precisas e uma habilidade impressionante para se desmarcar. Ao longo de sua carreira, vestiu camisas de peso em grandes competições sul-americanas, representando clubes como Corinthians, São Paulo, Vasco e Grêmio na Libertadores.
Seu talento natural para balançar as redes e o instinto matador garantiram 29 gols na Libertadores por 4 clubes diferentes. O detalhe incrível é que ele fez apenas 43 jogos na competição, o que leva a uma média de 0,67 gols/jogo.
O reserva de Ronaldo na copa de 2002 tinha referência no currículo, né ?
Empatados com Luizão, estão : Anthony de Ávila, Centroavante colombiano que precisou de 94 jogos para conseguir os mesmos 29 Gols do Brazuca e também o argentino Juan Sarnari que fez um total de 63 jogos na Libertadores da América.
Aqui se encontram 9º , 10º e 11º
6º Lugar | O ‘queridinho’ da torcida do Palmeiras | Miguel Borja
Atual 6º maior artilheiro da história da Libertadores, se destacou com sua força física, velocidade e presença de área. O atacante colombiano fez sucesso por onde passou, especialmente no Atlético Nacional, onde foi peça-chave na conquista da Libertadores de 2016.
No Palmeiras, sua passagem também tiveram gols importantes na competição, ajudando o time a chegar longe no torneio em várias edições. Porém ocorreram muitos problemas nessa passagem, sendo importante em alguns momentos e considerado um verdadeiro bagre em outros, a torcida do Palmeiras nunca teve 100% com o atacante.
Aqui fica nossa primeira polêmica : Lucas Pratto é um dos que estão empatados com Borja.
Antes do choro de vocês eu quero pontuar isso aqui -> Borja precisou de 58 jogos pra marcar 30 Gols; Já Lucas Pratto marcou o mesmo número de gols em 93 Jogos, seguidos por Julio Morales do Club Nacional que jogou 76 Jogos pelos mesmos 30 gols.
Aqui fica indiscutível que a performance de Borja foi superior.
(Aqui ficam 6º , 7º e 8º)
4º Lugar | O homem que carrega Gol no nome | Gabigol
Aqui a gente começa a afunilar e entrar nos cabeças dessa lista.
Gabigol é um daqueles que parece PREDESTINADO quando o assunto é decidir.
O cara marcou em simplesmente 3 finais de Libertadores, sendo responsável pelos gols do título em 2 delas. É sacanagem a gente ter que explicar pra vocês o que ele fez.
Com exatos 31 Gols em 60 Jogos, Gabriel Barbosa ou Gabigol para os íntimos, assume a quarta colocação empatado em número de gols com Daniel Onega, argentino que marcou os mesmos 31 gols jogando pelo River Plate.
3º Lugar | É só meu | Pedro Rocha
Aqui temos um imbátivel, o Uruguaio Pedro Rocha (já falecido no ano de 2013) ocupa a terceira posição sozinho, não divide cadeira com ninguém.
Com incríveis 36 gols em 89 jogos, o uruguaio também venceu 3 libertadores na década de 50 e 60 (Vencendo nos anos de 1959 , 1960 e 1965 com o time do Peñarol do Uruguai).
Jogador que também vestiu camisas brasileiras como Palmeiras, São Paulo, Coritiba e também o Bangu.
Viria a encerrar sua carreira pra lá de vitoriosa no Monterrey do México.
2º Lugar | o Uruguai vai dominar o mundo | Fernando Morena
Esse também não divide nada com ninguém nesse ranking.
Morena jogou exatos 77 Jogos na Libertadores da América e marcou 37 gols na competição.
Tudo isso jogando por apenas um clube, o Peñarol do Uruguai. Fechando a sua carreira tendo jogado 10 temporadas na competição da Glória Eterna.
Jogou em muitos timaços como Flamengo, Boca Juniors e mais alguns na sua lista de negociações.
1º Lugar | Saúdam o Rei | Alberto Spencer
Se vocês acham difícil ser artilheiro nos video games, imaginem então ser o maior artilheiro da história, da maior competição que existe na américa latina; isso a gente sonha umas 10 vezes durante a vida e depois acaba desencanando da idéia.
Vencedor também de 3 Títulos da Libertadores, Spencer foi artilheiro em 2 oportunidades : Em 1959 e 1961, nada mal né ? Nem queria mesmo.
Esse cara ainda venceu as Taças Mundiais em 1961 e 1966, quase não deixou legado pra carreira.
Aqui fica o registro de simbólicos 7 Títulos do compeonato uruguaio que ele papou na carreira, sério, eu tô impressionado com o cara.
Pergunta pra fechar
Você tinha pensado em alguém que marcou época na libertadores, mas que ao ver a lista se surpreendeu vendo que o nome não está? Deixa o nome do jogador abaixo pra gente ver quem é o seu atacante referência quando o assunto é libertadores.